6.2.16

"Núcleo duro" de cantores e o "ouro" da voz de Carlos Mena

Cinco dos seis cantores neste disco gravaram a Spinalba. Uma solidez que transparece igualmente da escrita musical

Mesmo que o Trionfo d'Amore não tenha a envergadura da Spinalba, esta gravação beneficiou ainda assim de dois pormenores: a adição de um grande contratenor ao elenco (o espanhol Carlos Mena, uma aquisição de luxo!) e, no interim, o desenvolvimento ascendente verificado nas carreiras de Ana Quintans, Fernando Guimarães e João Fernandes no repertório barroco. Juntando-se-lhes umas Cátia Moreso e Joana Seara que acusam o "repto" e correspondem, temos um sexteto de cantores naquele estado dito "de graça", capazes do brilho técnico e de inúmeras colorações que emprestam espessura, dramaticidade, credibilidade e poder sugestivo/evocativo às personagens que encarnam.

Atrás deles, os Músicos do Tejo são uma "máquina" cada vez mais bem oleada e burilada, ora sacudidos ora embalados pela direção de Marcos Magalhães. E como esquecer os Voces Caelestes, depois daquele soberbo coro final?

Dito isto, estamos perante nem duas horas de música, mas de uma qualidade da escrita vocal e instrumental sempre boa, e muitas vezes excelente. Se o ato I ainda pode deixar uma impressão algo dispersa, de lampejos, menos definida, já o ato II é um tour de force musical e de noção do sentido dramático a nível do melhor que se fazia na Europa na altura (o referencial costuma ser Händel...): um diamante bruto, com as facetas deste, mas com os reflexos de inúmeras pedras preciosas! São 54 minutos que valem por muitas horas de música: a sucessão dos recitativos (faixas 3-6), a alternância entre secções de luz/negritude (tendo a comovente ária - ou canção?; ou lamento? - de Nerina In queste lacrime por ponto culminante) e o desenlace (desde a faixa 14). E como se pode verter tanta beleza e ternura em meros 43 segundos (dueto Dopo lacrime tante)? E por fim o magnífico coro final, dir-se-ia trazido de uma oratória! Por tudo isso, viva Francisco António de Almeida!

Il Trionfo d'Amore
Francisco António de Almeida
Ana Quintans, Carlos Mena, Joana Seara, Fernando Guimarães, Cátia Moreso, João Fernandes, Voces Caelestes, Os Músicos do Tejo, Marcos Magalhães
Naxos
***** excecional

[Crítica de Bernardo Mariano, no Diário de Notícias]